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26 nov 2015

Capítulo de libro: "Reconocimiento y posibilidades de la alfabetización informacional en políticas de educación, universitarias y de TIC con influencia en Iberoamérica"

Se comparte en esta nota, el pre-print de este capítulo: 

Reconocimiento y posibilidades de la alfabetización informacional en políticas de educación, universitarias y de TIC con influencia en Iberoamérica

(Uribe-Tirado, A.; Pinto, M.)

que se acaba de publicar en el libro: 


REDES DE CONHECIMENTO E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. 
Interfaces da Gestão, Mediação e Uso da Informação

Regina Célia Baptista Belluzzo, Glória Georges Feres, Marta Lígia Pomim Valentim (Organizadores)


A edição desta obra é o resultado do esforço de pesquisadores brasileiros que têm se empenhado em divulgar experiências e estudos sobre o fenômeno irreversível da Competência em Informação, ou qualquer que seja o termo que queiramos utilizar.

No centro das propostas que envolvem a temática está a ideia de que informação, como valor estratégico, pode modificar realidades e transformar vidas. É só uma questão de planejamento e investimentos adequados. Essa coletânea mostra uma série de importantes empreendimentos que apostam nessa ideia transformadora,descrevendo ações paulatinas e pacientes que, aos poucos e de forma equilibrada, pontualizam com sua contribuição.

Relatos importantes são apresentados e contribuirão para fomentar o debate, divulgando também experiências que estimularão um número cada vez maior de profissionais a assumirem programas de formação. Em todos os campos, é preciso pensar estrategicamente o tema "Competência em Informação". Como anunciado na "Declaração de Maceió", no "Manifesto de Florianópolis" e na "Carta de Marília", importantes documentos que apresentam uma primeira manifestação oficial sobre a causa no contexto brasileiro, espera-se a mobilização e o enfrentamento de desafios para que estes se transformem de assustadores em fascinantes. 
Prof. Dra. Elmira Simeão
(PPGCinf - Universidade de Brasília)